5 Dicas para Manter seu Coração Saudável

Você sabe que o exercício e uma boa dieta podem manter o seu coração saudável. Mas que mais se pode fazer para manter o seu coração forte? Temos cinco recomendações dos cardiologistas, para ajudar o seu coração a trabalhar da forma mais eficiente possível. Integrar estes hábitos no seu estilo de vida e a saúde do seu coração será o melhor que pode fazer por si.

Coma gorduras saudáveis, NÃO gorduras trans. Precisamos de gorduras na nossa dieta, incluindo gorduras saturadas e polinsaturadas e insaturadas. Uma das gorduras de que não precisamos é a gordura trans, que é conhecida por aumentar o seu risco de desenvolver doenças cardíacas ou de ter um AVC ao longo da vida. Isto porque a gordura trans obstrui as suas artérias, aumentando os seus maus níveis de colesterol (LDL) e baixando os seus bons níveis de colesterol (HDL). Ao cortá-las da sua dieta, melhora o fluxo sanguíneo em todo o seu corpo. Então, o que são as gorduras trans? São gorduras produzidas pela indústria, frequentemente utilizadas em produtos cozinhados embalados, aperitivos, margarinas e fast foods fritos para adicionar sabor e textura. SUGESTÃO: Leia os rótulos de todos os alimentos. As gorduras trans aparecem na lista de ingredientes como óleos parcialmente hidrogenados. Procure por 0% de gordura trans. Faça questão de evitar comer alimentos com gordura trans.

Pratique uma boa higiene bucal, especialmente fio dental diariamente. A saúde bucal é uma boa indicação de saúde geral, incluindo o seu coração, porque aqueles que têm doença periodontal (gengiva) têm frequentemente os mesmos fatores de risco de doenças cardíacas. Os estudos continuam sobre esta questão, mas muitos demonstraram que as bactérias da boca envolvidas no desenvolvimento da doença gengival podem mover-se para a corrente sanguínea e causar uma elevação da proteína C-reativa, um marcador de inflamação nos vasos sanguíneos. Estas alterações podem, por sua vez, aumentar o risco de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral. DICA: Use o fio dental e escove os dentes diariamente para evitar doenças gengivais. É mais do que cáries com as quais pode ter de lidar se estiver a lutar contra a doença da gengiva.

Dormir o suficiente. Dormir é uma parte essencial para manter o seu coração saudável. Se você não dormir o suficiente, pode estar correndo um risco mais elevado de doenças cardiovasculares, independentemente da sua idade ou outros hábitos de saúde. Um estudo que analisou 3.000 adultos com mais de 45 anos descobriu que aqueles que dormiam menos de seis horas por noite tinham cerca do dobro da probabilidade de ter um AVC ou ataque cardíaco do que as pessoas que dormiam seis a oito horas por noite. Os investigadores acreditam que dormir muito pouco causa perturbações nas condições de saúde subjacentes e nos processos biológicos, incluindo a pressão arterial e a inflamação. SUGESTÃO: Fazer do sono uma prioridade. Dica: dormir 7 a 8 horas na maioria das noites. Se tiver apneia do sono, deve ser tratado uma vez que esta condição está ligada a doenças cardíacas e arritmias.

Não se sente por um logo período de tempo. Nos últimos anos, a ciência tem sugerido que ficar sentado durante longos períodos de tempo é mau para a sua saúde, independentemente da quantidade de exercício que fizer. Esta é uma má notícia para as muitas pessoas que se sentam em trabalhos sedentários durante todo o dia. Ao analisar os resultados combinados de vários estudos de observação que incluíram quase 800.000 pessoas, os pesquisadores descobriram que naqueles que mais se sentaram, houve um aumento associado de 147 por cento nos eventos cardiovasculares e um aumento de 90 por cento nas mortes causadas por estes eventos. Além disso, ficar sentado durante longos períodos de tempo (especialmente em viagens) aumenta o risco de trombose venosa profunda (um coágulo sanguíneo). DICA: Os especialistas dizem que é importante mover-se ao longo do dia. Estacione mais longe do escritório, faça alguns passeios mais curtos ao longo do dia e/ou utilize um local de trabalho em pé para que se possa mover para cima e para baixo. E lembre-se de fazer exercício na maioria dos dias.

Evite o fumo passivo como a peste. Estudos mostram que o risco de desenvolver doenças cardiovasculares é cerca de 25 a 30% mais elevado para as pessoas que estão expostas ao fumo passivo em casa ou no trabalho. Segundo a American Heart Association, a exposição ao fumo do tabaco contribui para cerca de 34.000 mortes prematuras por doenças cardíacas e 7.300 mortes por cancro do pulmão todos os anos. E os não fumadores com tensão arterial alta ou colesterol sanguíneo elevado têm um risco ainda maior de desenvolver doenças cardíacas quando são expostos ao tabagismo passivo. Isto porque os químicos emitidos pelo fumo do cigarro promovem o desenvolvimento da acumulação da placa bacteriana nas artérias. DICA: Seja firme com os fumadores que não desejam fumar em ambientes isolados – e mantenha as crianças afastadas do fumo passivo.
Siga estas cinco dicas e estará a fazer um favor ao seu coração. Sentir-se-á melhor e será capaz de se manter ativo com um estilo de vida saudável.

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