Qual Significado de Empréstimo Consignado? Entenda

Entenda o Mundo do Consignado: é um tipo de empréstimo no qual a forma de pagamento é realizada em desconto diretamente da folha de pagamento do beneficiado mensalmente.

É uma modalidade de empréstimo obtida em bancos e instituições financeiras em que a duração não poderá ultrapassar 72 meses ( seis anos ).

O empréstimo consignado também só pode ser feito por pessoas que possuam vínculo empregatício de carteira assinada em casos poderá se oferecer o benefício em convênio com algum banco. Podendo também ser contratado por quem é Aposentado, Pensionista do INSS ou  Servidor Público.

O que difere essa modalidade das outras é sua forma de pagamento em que se é descontado mensalmente o valor da folha de pagamento do contratante, de maneira que assim oferece maior segurança as instituições financeiras e esse é o motivo das condições especiais desse crédito.

Veja o significado de INSS.

Ele também é praticado com juros e outros encargos que variam conforme o valor contratado. Além das taxas, é cobrado também o Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF).

Veja também o significado de IOF.

Maneira adotada por instituições financeiras e bancos para garantir o recebimento do valor cedido, evitando risco de inadimplência por parte dos beneficiados.

Sempre é de dúvida o valor que pode ser contratado nesse tipo de empréstimo, assim como quanto será descontado do contracheque. Para isto, os bancos disponibilizam simuladores online para que as pessoas possam calcular seu crédito.

Como funciona o empréstimo consignado?

Como dito anteriormente as parcelas dessa modalidade é descontada diretamente da folha de pagamento do beneficiário. Pelo fato de que compromete-se a renda, existe um limite não podendo ultrapassar 30% do pagamento, medida esta tomada para se evitar a famosa inadimplência.

Taxa de juros do empréstimo consignado

O mais atrativo desta linha é a baixa taxa de juros em comparação as demais do mercado nos dias de hoje.

Taxa média de juros que varia entre 20% e 35% ao ano. Enquanto outros tipos de créditos mais populares entre os consumidores chegam até três dígitos, como em média:

  • Cheque especial com cerca de 320% ao ano;
  • Crédito rotativo até 283% ao ano;
  • Empréstimo pessoal 120% ao ano.

O que levar em consideração no momento de solicitação

Depois de fazer a escolha de sua instituição financeira, há também outros detalhes a se pensar. Caso ainda não tenha total certeza sobre fazer o empréstimo para aposentados, pense, repense e veja mais a respeito até que todas as suas dúvidas estejam respondidas. Quando se trata do seu dinheiro é sua vida que está ali, todo cuidado é pouco para se evitar endividamentos

Atente-se: de acordo com a legislação, a taxa mensal  das parcelas do empréstimo consignado não pode ser mais alta que 35% do valor do benefício do cliente. Entretanto, 5% desse limite será usado apenas pelo cartão de crédito consignado. Sendo assim, o empréstimo só deve consumir 30% do salário mensal Esse valor é limitado por uma margem consignável, ou seja, pelo valor total do empréstimo que pode ser gasto mensalmente com as despesas de empréstimo e cartão consignado.

Apesar de todas as facilidades oferecida pelo empréstimo consignado, pode haver situações em que o cliente não consiga pagar suas dívidas. Nesses tipos de caso a solução e falar com sua instituição financeira e tentar negociar e ver o que é melhor para ambas as partes. Sendo possível aumentando o número de parcelas ou fazendo um novo contrato para quitar o primeiro.

O limite de empréstimo consignado a ser contrato também varia de idade para idade e de instituição para instituição. Por exemplo, um beneficiário do INSS que tenha idade de 79 anos e 11 meses, geralmente consegue empréstimo de no máximo R$80.000,00. Em contrapartida, os clientes com idade acima de 80 anos podem solicitar créditos até R$30.000,00. Contudo, são poucas as instituições que trabalham com aposentados desta faixa etária. 

Aposentados e Pensionistas que já não tem margem consignável disponível, não podem contratar uma nova linha de crédito consignado. Porém no caso em que não tiverem usado a margem exclusiva para o cartão consignado, é possível usa-la para quitar sua dívida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *